SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA ENTREGA DE KITS E PROMOVE CAPACITAÇÃO AOS VISITADORES DO PROJETO SOCIAL CRIANÇA FELIZ.

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA ENTREGA DE KITS E PROMOVE CAPACITAÇÃO AOS VISITADORES DO PROJETO SOCIAL CRIANÇA FELIZ.

O Programa Criança Feliz surge como uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus pequenos meios para promover seu desenvolvimento integral.

É uma estratégia alinhada ao Marco legal da Primeira Infância que traz as diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.

Foi instituído por meio do Decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, e alterado pelo Decreto nº 9.579, de 22 de novembro de 2018, de caráter Inter setorial e com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

Os kits foram entegues pela primeira dama Goia e pela equipe responsável do projeto.

Primeira Dama Goia

Ramaiane  Silva, Coordenadora do Programa Criança Feliz.

Ivanete Maria, Secretária de Assistência Social.

Thaísa Vasconcelos, Psicóloga do Cras.

Rafaele, Supervisora do Programa Criança Feliz.

Visitadores: Paulo César, Gabriela, Marinalva, Andréia, Francivalda, Sheyla. (Foto: ASCOM)

OBJETIVOS DO PROGRAMA

Promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância;

Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais;

Colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até três anos de idade;

Mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem;

Integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

A principal ação do Programa Criança Feliz é a realização de visitas domiciliares. As visitas são ações desenvolvidas pelos visitadores na residência da família incluída no programa. Elas representam uma estratégia de aproximação dos serviços com a família atendida e, por isso, favorecem um reconhecimento mais preciso das características, potencialidades e necessidades de cada contexto, resultando em propostas de intervenção singulares, pertinentes a cada realidade.

Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família, as equipes do Criança Feliz fazem o acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

 

 

 

 

 

 

ASCOM