APROVEITE A QUARENTENA PARA PROTEGER SUA CASA DO AEDES AEGYPT

APROVEITE A QUARENTENA PARA PROTEGER SUA CASA DO AEDES AEGYPT

O Brasil e o mundo vivem um momento que impõe desafios para todos. Com a pandemia de coronavírus, medidas de restrição e isolamento social estão sendo adotadas. Em Lago dos Rodrigues não é diferente. Contudo, além da preocupação com a Covid-19, a população rodriguense deve ficar atenta com o aumento das chuvas e a uma outra ameaça: as arboviroses. Neste período de reclusão, em que muitas pessoas estão em casa, é fundamental aproveitar o tempo para impedir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika vírus e chikungunya.

Prevenção

O Aedes aegypti não escolhe um criadouro específico. Basta um pouco de água em qualquer recipiente para que ele deposite seus ovos. No entanto, ações simples e rápidas podem ajudar no combate ao mosquito. É importante não deixar água parada e verificar locais óbvios, como calhas, caixa d’água, vasos de plantas e pneus, por exemplo. Também é fundamental fazer uma varredura em ralos e vasos sanitários, espaços por vezes esquecidos.

Cada pessoa é responsável e precisa semanalmente fazer vistorias no seu imóvel para evitar focos do mosquito. Durante o período chuvoso, aumenta a formação de criadouros do Aedes aegypti fora e dentro de casa. Baldes, potes, quartinhas, bacias, tambores e outros recipientes que armazenam a água potável ou para uso doméstico devem ser limpos e vedados corretamente.

Prevenção da dengue

Dengue e COVID: Como diferenciá-las?

Alguns sintomas dessas doenças se confundem, como febre, dor de cabeça e dor no corpo. Em certos casos, o diagnóstico é previamente apresentado como dengue, mas depois é confirmado como COVID-19.

Como se proteger?

No meio da pandemia de COVID-19, todos precisam ter mais atenção às medidas preventivas. Higienizar as mãos com água em sabão, utilizar máscaras faciais se for necessário contato com outras pessoas e praticar o isolamento social, são as principais  recomendações para evitar o disseminação do vírus.

Para se proteger da dengue, é preciso conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, combatendo  a sua reprodução.

ASCOM